Saltar para Conteúdo

Santiago do Cacém

Santiago entre Quintas e Montado


Código:
STC PR1
Localização geográfica: Santiago do Cacém
Tipologia: Circular
Temática dominante: Quintas Agrícolas e Montado de Sobro
Distância: 13,5Km
Duração aproximada: 3 a 4 horas
Tipo de piso: Caminhos rurais e florestais
Desnível acumulado: 306m
Altitude mínima: 56m
Altitude máxima: 232m
Grau de dificuldade: Médio
Certificações: Homologado pela FPCM
Ponto de partida e chegada: Jardim da Quinta do Chafariz
Coordenadas geográficas: N38º01'03'' W08º41'49''
Coordenadas geográficas: 38,017671º -8,697143º
Onde estacionar: Parque de estacionamento público perto do mercado.


Contactos Úteis:

Turismo de Santiago do Cacém
Telefone: 269 826 696
E-mail: turismo@cm-santiagocacem.pt

Descrição do percurso

O mundo rural apresenta-se em duas realidades complementares. Numa zona mais perto do centro urbano imperam as pequenas quintas com pomares, em terrenos planos e servidas por caminhos de boa circulação que, aos poucos, dão lugar a um relevo mais acentuado, com espaços florestais de pinhal e de montado de sobro. As paisagens mostram uma plena harmonia da vivência humana com o meio, criando por vezes cenários de elevada beleza, marcados pela avistar ao longe do morro urbano de Santiago de Cacém.

O Jardim da Quinta do Chafariz é uma zona de lazer e frescura que lembra os espaços públicos românticos do final do século XIX. É a partir daqui que se sai de Santiago do Cacém em direção às quintas agrícolas na zona de Escatelares, topónimo que marca tempos de trabalhos com armas de artilharia que defenderam este território.

O caminho segue por estradas rurais de terra batida, que ladeiam inúmeras quintas, locais de pequena produção agrícola associadas ao descanso e lazer dos seus habitantes. A pouco e pouco o cenário muda para floresta humanizada de montado de sobro e sente-se que a natureza é mais intensa e plena de encantos a nível da flora e avifauna que povoam estes locais.

O sobreiral é completado com plantação ordenada de pinheiro manso, recurso importante na produção de pinhão e zonas de pastagem por onde se estendem grande rebanhos de ovelhas e cabras. Chega-se ao pequeno povoado de Santa Cruz, onde no alto do morro se encontra a Igreja Paroquial, original do século XV. Este é o local para um momento de descanso, onde se encontram sanitários públicos e restaurante com cafetaria. O caminho segue, de novo, por estradas secundárias e caminhos rurais, passando pelo chafariz e lavadouro público, muito importantes em tempos passados. Mais uma vez, as quintas marcam o cenário do percurso, com os pomares, pequenas hortas e uma população que não desiste de ocupar este mundo rural quase perdido no tempo. Depois de cruzar a linha ferroviária, chega-se a Santiago do Cacém que vem marcando a linha do horizonte e é altura de visitar o Centro Histórico recheado de arquitetura burguesa dos séculos XIX e XX.