Saltar para Conteúdo

Terra

O Montado Alentejano


O Montado é muito mais que uma paisagem de postal. É o coração natural do Alentejo. Um espaço onde a natureza e o homem deram as mãos para criar um ecossistema tão raro, que se encontra apenas na bacia do Mediterrâneo.

Aqui, os sobreiros dão-nos a cortiça, um material verdadeiramente único que tanto protege os néctares da terra como as naves que sobem à Lua. As azinheiras alimentam os animais, preservando raças autóctones e técnicas ancestrais de pastoreio. E a sombra longa das árvores convida a passeios onde o tempo passa devagar e tudo respira tranquilidade.

Passeios a cavalo


O Alentejo não se descobre apenas a pé ou sobre duas rodas. Da areia da Comporta às ondas do montado, os passeios a cavalo são uma forma excelente de explorar a paisagem alentejana. Mas se um passeio não lhe basta e acha que equitação é uma arte, na Coudelaria de Alter vai encontrar 800 hectares dedicados à nobreza do cavalo lusitano. Por isso, calce as botas, dê um toque nas rédeas e descubra o Alentejo a passo, a trote ou a galope.

Passeio à cavalo