Saltar para Conteúdo

Território

Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa: o coração do Alentejo visto com outro olhar. Terra vermelha e ocre remexida pelas máquinas poderosas da indústria dos mármores; paisagens sem fim para os lados do Alandroal; um branco bem espalhado nos monumentos de Sousel. Propomos-lhe outro ângulo, outra perspectiva por este território contínuo.

Ganham peso nesta Rota Tons de Mármore as pedreiras de Estremoz, Borba e Vila Viçosa, onde a maior parte da indústria extractiva está concentrada. Será por aqui que poderemos descer a alguns desses locais e descobrir tanto a história da geologia que desvendam, como a história desta prática industrial de há mais de 2000 anos. 

Mas juntamos-lhe um Atelier de Conservação e Restauro em lintéis e cunhais de monumentos de Sousel,  numa oportunidade única para aprender e contribuir directamente para a preservação de um património que é de todos. Ou, ainda, a possibilidade de gozar apenas o outro tempo que existe no Alentejo, num Atelier de Pesca nas margens do Guadiana, onde nem precisa de pedir silêncio para poder ouvi-lo…

As tasquinhas de Borba, a boa pastelaria e o mercado de Estremoz, as tibornas de Vila Viçosa, os pratos típicos de Sousel e do Alandroal não faltam nesta Rota feita de tudo o que de melhor este território tem para oferecer.