No Baixo Alentejo integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial os seguintes espaços, que vos convidamos a visitar:
O Lagar de Varas do Fojo em Moura, um antigo lagar de tipo comunitário, um engenho que só utilizava a força humana e animal. Este lagar esteve em funcionamento desde 1810 até 1941. É hoje um importante equipamento de arqueologia industrial.
Próximo de Beja, a Herdade da Figueirinha, uma exploração familiar que produz vinho, azeite e amêndoa. A empresa aposta na sustentabilidade desenvolvendo também uma unidade de compostagem com o objetivo de transformar os subprodutos produzidos na herdade em compostos orgânicos.
Em Ferreira do Alentejo o edifício do Lagar do Marmelo marca a paisagem. Este é o lagar onde se produz o azeite Oliveira da Serra, a visita a este lagar permite o conhecimento da produção associada aos sistemas de olival intensivo e super intensivo, onde a tecnologia garante a qualidade dos azeites produzidos.
A Mina de S. Domingos, no concelho de Mértola, é terra de mineiros, neste território foi extraído minério desde a antiguidade, mas o seu expoente de exploração foi entre 1854 e 1966. A área urbana e o antigo complexo industrial fazem parte de um circuito de visita que evoca a história e a memória viva das muitas gentes que aqui viveram e trabalharam.