No Alentejo Central integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial as seguintes atividades, que vos convidamos a experienciar:
A Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz visita pedreiras de mármore, empresas de transformação e oficinas de canteiros nos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa, conjugando o produto natural (mármore) e a história, cultura e patrimónios da região.
A Rota Tons de Mármore, convida-o a fazer descidas a pedreiras, visitas a galerias de exploração subterrânea e fábricas, a conhecer equipamentos e software de origem portuguesa com projeção internacional e todo o processo de transposição desta matéria-prima, nos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa.
Em Reguengos de Monsaraz, a Fabricaal – Fábrica Alentejana de Lanifícios, incentiva-nos a redescobrir o conforto de uma manta de pura lã, através da demonstração do processo de confeção das mantas e tapetes de lã de merino, pelas mãos de artesãs locais e os seus teares.
Em S. Pedro do Corval, está a Olaria Patalim, que concentra a sua atividade na produção de peças rústicas em barro vermelho, loiça decorativa tradicional, e novos modelos exportados para todo o mundo.
Em Alcáçovas, Viana do Alentejo, os Chocalhos Pardalinho oferecem a oportunidade de visitar as suas instalações e aprender sobre a manufatura dos chocalhos, Património Cultural Imaterial da UNESCO com necessidade de salvaguarda urgente, podendo até tornar-se chocalheiro por um dia.