Saltar para Conteúdo

Serra e o Planalto

Pelos vestígios Megalíticos da Serra e do Planalto


Dia 1 – 80 km
10h – Início de itinerário com visita igreja matriz de Arez e percurso entre um dos geosítios do Geopark Natur Tejo, os blocos pedunculados de Arez-Alpalhão.
13h – Almoço regional. Descubra a história e os trilhos até à Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro. 
16h – Visite o Centro de Interpretação do Megalitismo de Castelo de Vide e conheça a anta da Tapada dos Matos, com o corredor para a câmara fúnebre ainda bem definido.
20h – Jantar e alojamento em Castelo de Vide. 

Dia 2 – 85 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Em Nisa, explore o menir de Meada, totalmente talhado pelo homem e descubra a anta das Tapadas de Pero D'Alva. 
13h – Almoço típico local, com sopa de sarapatel ou migas de borrego. Perto de Castelo de Vide, desfrute de um percurso de bicicleta adaptada à antiga ferrovia de Marvão. Já em Castelo de Vide, visite a necrópole dos Coureleiros, composta por cinco antas muito próximas entre si, e conheça a Oficina-Museu Mestre Carolino.
17h – Explore o centro histórico de Castelo de Vide, com percurso pelo roteiro judaico. 
20h – Jantar e alojamento em Castelo de Vide. 

Dia 3 – 55 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Em Nisa, conheça a anta dos Currais do Galhordas seguida de uma sessão de escalada ou percurso de BTT, junto à albufeira da barragem de Póvoas e Meadas.
13h – Almoço regional com prova de doçaria local. Em Alpalhão, prove os enchidos regionais e conheça a Cantaria, uma arte local de trabalhar a rocha. Explore a região com percurso pedestre ou de bicicleta até à anta da Vila de Nisa, que ainda preserva a estrutura superior.
18h – Fim de itinerário em Nisa, com sessão de relaxamento num spa termal local

Image 261