À Descoberta do Barroco Litoral
Dia 1 – 50 km
10h – Início de itinerário em Alcácer do Sal, com visita à igreja de Santiago e Capela das Onze Mil Virgens, com cúpula coberta por jaspe translúcido. Descubra o chafariz do Solar dos Salemas e a esplanada com vista privilegiada.
13h – Almoço regional, com prova de camarão do rio, petisco tradicional de Alcácer. Ainda em Alcácer do Sal, visite o Museu do Arroz e descubra um local único na Europa, o Cais Palafítico da Carrasqueira, no estuário do rio Sado.
16h – Final de tarde com percurso de birdwatching na lagoa de Melides, em Grândola.
20h – Jantar e alojamento em Melides, Grândola.
Dia 2 – 60 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Em Vila Nova de Santo André, conheça a Ermida, Casa de Romeiros e Fonte de Nossa Senhora da Graça. Já em Santiago do Cacém, conheça os jardins e a quinta dos Olhos Bolidos, um monumento de interesse público, que pertenceu a João Estaço, provável descendente de um cavaleiro da Ordem de Santiago.
13h – Almoço regional. Ainda em Santiago do Cacém, desvende os segredos da Idade do Ferro, com visita às ruínas romanas de Miróbriga e visite a igreja paroquial de Santiago do Cacém.
16h – Explore o castelo de Santiago do Cacém e o centro histórico.
20h – Jantar e alojamento em Santiago do Cacém.
Dia 3 – 90 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Em Santa Margarida da Serra, em plena serra de Grândola, conheça a Casa Museu Manuel Chainho, uma tradicional habitação alentejana.
13h – Almoço típico com prova de doçaria regional. Em Grândola, visite a igreja matriz e o Museu de Arte Sacra de Grândola.
16h – Fim de itinerário, em Grândola, numa herdade local, onde poderá descobrir os segredos da recolha da cortiça, com prova de vinhos e petiscos