O Barroco pelos Trilhos do Alqueva e Serra d’Ossa
Dia 1 – 50 km
10h – Início de Itinerário em Estremoz. No centro da vila medieval, descubra o castelo e torre de menagem, uma das mais bem conservadas do país, com cerca de 27 metros de altura. Ainda em Estremoz, conheça o legado da Rainha Santa Isabel e explore o centro histórico onde se pode apreciar a fonte do lago do Gadanha.
13h – Almoço com pratos regionais, como carne de porco à alentejana e cozido à alentejana. Já no Redondo, conheça o Convento de São Paulo da serra d’Ossa e experimente uma aula de olaria, numa oficina local.
18h – Em Reguengos de Monsaraz, desfrute de uma prova de vinhos numa adega local.
20h – Jantar e alojamento em Reguengos de Monsaraz.
Dia 2 – 30 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Ainda em Reguengos de Monsaraz, conheça a Fábrica Alentejana de Lanifícios de Mizette Nielsen. Em Monsaraz, explore as muralhas e centro histórico.
13h – Almoço local com prova de doçaria local, como a encharcada e bolo de mel e noz. Em Mourão, visite a igreja de São Francisco e a igreja da Misericórdia.
17h – Final de tarde, aventure-se num percurso de veleiro, na albufeira da barragem do Alqueva e desfrute do pôr-do-sol.
20h – Jantar e alojamento em Mourão.
Dia 3 – 70 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. No Alandroal descubra as lendas do castelo de Terena e visite o Santuário de Endovélico e a Rocha da Mina.
13h – Almoço local com prova de queijos e enchidos regionais. Em Vila Viçosa, conheça a Porta da Tapada e o Santuário da Senhora da Lapa, templo de estilo barroco onde o mármore utilizado na sua construção o distingue.
17h – Fim de itinerário com percurso pela rota do mármore, em Vila Viçosa.