Saltar para Conteúdo

Classificações UNESCO na Lista do Património Mundial

Évora


Évora, a cidade-museu, é paragem obrigatória para qualquer viajante. O seu centro histórico revela influências romanas, visigóticas e árabes, preservando vestígios com mais de 2000 anos. Do templo romano à Sé, passando pela Igreja de São Francisco e pela Capela dos Ossos, pela janela manuelina da casa de Garcia de Resende ou pela Praça do Giraldo, a beleza de Évora atravessa o tempo. Mas é no século XV, quando se torna sede da corte, que atinge o seu auge. Hoje, essa beleza mantém-se intacta, sendo um exemplo único do período de ouro da Renascença em Portugal. Por tudo isto, o seu centro histórico foi classificado como Património da Humanidade. 

 Aproveite as vantagens do bilhete único, da Rede de Museus de Évora,  Évora Ticket,  para conhecer alguns dos  museus e principais equipamentos culturais da cidade.



Elvas


A história de Elvas, Rainha da Fronteira, está escrita em cada pedra das suas fortificações. As muralhas, a cerca medieval, os três fortins, o centro histórico, o aqueduto, os fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça estendem-se ao longo de 300 hectares e fazem da cidade a maior fortaleza abaluartada do mundo. 
Por isso, é natural que esta cidade-quartel fronteiriça e as suas fortificações tenham conquistado a classificação como Património da Humanidade.