Festival Internacional de Órgão de Évora - Alice Rocha, André Ferreira, Himawari Honda e Rafael dos Reis
ÉvoraO conjunto dos quatro órgãos históricos da autoria do genovês Pascoal Caetano Oldovino (1713-1785) presentes na Igreja de S. Francisco irão tocar num concerto que pretende unir a vertente organológica e musicológica resultantes das mais recentes investigações desenvolvidas em projetos de doutoramento desenvolvidos por Rafael dos Reis e André Ferreira.
No concerto irão ser interpretadas obras a quatro órgãos dos arquivos portugueses transcritas por André Ferreira e obras a solo transcritas ou reconstituídas por Rafael Reis. No concerto escutaremos a primeira execução moderna destas peças.
Os diálogos a dois órgãos serão preenchidos por peças de autores Italianos contemporâneas ou posteriores ao conjunto dos órgãos de S. Francisco.
Deste modo, escutaremos vários géneros de linguagens musicais transversais aos vários séculos de vida dos órgãos de Évora. O conjunto dos quatro instrumentos de S. Francisco são únicos a Sul de Portugal para a execução de obras dedicadas a este tipo de formação, bem como obras policorais.
Os instrumentos foram intervencionados pelo organeiro Michel Formentelli, especializado na organaria renascentista e barroca Italiana e francesa, sendo as obras de restauro e conservação de cariz filológico, restituindo aos instrumentos a sua natureza e sonoridade originais.